Os Queijos 2018-01-09T10:39:26-03:00

O MELHOR DO QUEIJO

O Queijo Minas Artesanal Canastra é versátil – muito provavelmente o mais versátil dos queijos! Ator principal, destaca-se na gastronomia agregando sabores exclusivos, nas harmonizações com especiarias, cervejas e vinhos, no café, com pão, com doces, como aperitivo, derretido e como sua criatividade assim o permitir. Na Fazenda Don’Antonia pretendemos honrar o Queijo Canastra tornando-o disponível e acessível para o consumidor, na melhor forma de apresentação e em condições ideias para consumo. Mais do que tentar todos os dias produzir “O Queijo Perfeito” nos preocupamos com os impactos ambientais de nossa atividade e em dar suporte a nossos parceiros e consumidores. Permita-se. Você nunca comeu queijo igual!

FAVORITO
RESERVA
RESERVA REAL

QUEIJO CANASTRA DON’ANTÔNIA

FAVORITO

  MATURAÇÃO

A partir de 22 dias

  FORMATO

Cilíndrico: Aprox. 16cm diâmetro e 6cm de altura

  CASCA

Fina, amarelada, sem trincas

  CONSISTÊNCIA

Tendência à macia, de natureza “manteigosa”

  SABOR

Característico, levemente picante

PATÊ DE QUEIJO CANASTRA COM NOZES

INGREDIENTES

400g queijo canastra ralado
1 caixinha de creme de leite gelado sem o soro
4 colheres de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de mostarda
100g noz picadas
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

No processador de alimentos ou liquidificador, bata o queijo ralado, o creme de leite, a manteiga, a mostarda, sal e pimenta até formar um creme homogêneo. Misture as nozes picadas ou, se preferir, use castanha-do-pará. Sirva com torradas, pães e outras entradas.

RESERVA
RESERVA REAL
CONSERVAÇÃO

QUEIJO CANASTRA DON’ANTÔNIA

RESERVA

  MATURAÇÃO

A partir de 45 dias

  FORMATO

Cilíndrico: Aprox. 16cm diâmetro e 6cm de altura

  CASCA

Fina, amarelada, sem trincas

  CONSISTÊNCIA

Semidura à macia, de natureza “manteigosa”

  SABOR

Característico, levemente picante e adocicado

RISOTO DE QUEIJO CANASTRA

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/4 de xícara (chá) de azeite
1/2 xícara (chá) de cebola ralada
2 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 litro de caldo de carne quente.
2 xícaras (chá) de queijo canastra ralado grosso
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o arroz e refogue até começar a grudar na panela. Tempere com o sal, adicione o vinho e, sem parar de mexer, acrescente o caldo de carne em conchas. Mexa até praticamente todo o líquido ser absorvido, para adicionar mais caldo. O arroz deve ficar macio, porém firme, e com aspecto de empapado. Junte o queijo canastra e mexa até eles derreterem. Polvilhe com a pimenta e sirva.

FAVORITO
RESERVA REAL
CONSERVAÇÃO

QUEIJO CANASTRA DON’ANTÔNIA

RESERVA REAL

  MATURAÇÃO

A partir de 90 dias

  FORMATO

Cilíndrico: Aprox. 16cm diâmetro e 6cm de altura

  CASCA

Fina, amarelada, sem trincas

  CONSISTÊNCIA

Dura à semidura, de natureza “manteigosa”

  SABOR

Característico, levemente picante e adocicado

FILÉ AO MOLHO CANASTRA NO PÃO

INGREDIENTES

4 pães italianos médios
azeite a gosto
2 dentes de alho amassados
1 kg de filé em cubos
sal a gosto
pimenta-do-reino preta em pó a gosto

MOLHO DE QUEIJO

1 colher (sopa) de manteiga
1⁄2 cebola ralada
100g de bacon em cubos pequenos
800 ml de creme de leite fresco
500g de queijo Canastra ralado no ralo grosso

MODO DE PREPARO

  1. Corte uma tampa da parte de cima do pão italiano e reserve.
  2. Retire o excesso de miolo e reserve o pão.
  3. Em uma chapa ou frigideira aquecida coloque o azeite e depois de bem quente, refogue rapidamente o alho amassado.
  4. Acrescente a carne em cubos, aos poucos, tempere com sal e pimenta-do-reino preta em pó a gosto, deixe fritar rapidamente, conforme for ficando pronto vá reservando em uma panela.
  5. Quando toda a carne estiver pronta, tampe a panela para mantê-la aquecida e reserve.

MOLHO DE QUEIJO

  1. Em uma panela aquecida coloque a manteiga e deixe derreter.
  2. Coloque a cebola ralada para dourar e em seguida adicione o bacon em cubos.
  3. Após dourar acrescente o creme de leite fresco, abaixe o fogo e quando estiver quente e acrescente aos poucos o queijo canastra ralado, sempre mexendo.
  4. Quando o queijo estiver bem derretido e o molho estiver encorpado desligue o fogo e reserve.

MONTAGEM

  1. Coloque a carne no interior do pão, preenchendo todos os espaços.
  2. Regue o molho de queijo de forma “generosa”.
  3. Tampe com a parte de cima do pão e leve ao forno pré aquecido a 200 graus por 10 minutos.
  4. Retire e sirva quente.
FAVORITO
RESERVA
CONSERVAÇÃO

A CONSERVAÇÃO

Quando se fala de queijo, é comum o consumidor ter dúvidas quanto a conservação do produto. Algumas perguntas são muito comuns como por exemplo: “É normal o sabor do queijo se alterar depois de alguns dias? Guardo o queijo na geladeira? Apareceu um mofo na casca do queijo, ele estragou?” Estas são situações de dúvidas muito comuns. Para ajudar, preparamos um guia rápido para ajudar a informar e também na conservação do seu queijo.

  • O que devo esperar do meu queijo canastra Don´Antonia?

Mesmo produzidos na mesma fazenda, seguindo rigorosamente o reconhecido e tradicional “Jeito de Fazer” cada Queijo Minas Artesanal Canastra é único. Queijos maturados são queijos que passam pelo processo de envelhecimento, processo onde os mesmos adquirem personalidade e intensificam seus sabores e características. O resultado esperado é um queijo de massa mais granulosa e fragmentada. Quando cortado serão perceptíveis gotículas de gordura na superfície, lembrando muito um queijo parmesão da melhor qualidade.

A tendência é que com o tempo seu Queijo Canastra Don´Antonia perca umidade e consequentemente peso. A cada dia seu queijo secará mais, ficará mais duro e seus sabores serão levemente picantes e adocicados. São aceitáveis alterações de textura e sabor em seu Queijo Canastra Don´Antonia em diferentes estações do ano devido a alterações de ambiente (temperatura, humidade, pastagem e demais).

O Queijo Artesanal Don´Antonia apresenta-se com muita personalidade, mantendo sua principal caracterista de alimento vivo, rico em história, cultura e sabores.

  • Como conservar meu queijo canastra?

Comprei um Canastra e levei para minha casa. E agora o que faço primeiro?

Ao chegar em casa a primeira providência é retirar o seu Queijo Canastra da embalagem. O queijo precisa respirar, é um processo natural dele, por isso não se aconselha abafá-lo por longos períodos.

O Queijo Canastra adapta-se melhor desembalado, por se tratar de um alimento vivo, feito de leite cru, a embalagem pode alterar seu desenvolvimento natural caso mantida por muito tempo. Desta maneira caso deseje mantê-lo na embalagem original conserve-o sempre em ambiente refrigerado, preferencialmente entre 5 e 15 Graus Celsius.

Meu Canastra está com cheiro e/ou sabor mais forte, é normal?

Por estar embalado (e “abafado”) é aceitável que seu queijo apresente aroma e sabor mais intensos no primeiro contato (logo após abertura da embalagem), além da manifestação de fungos/mofo. Esta característica tende a reduzir com curto período de repouso e pode ser facilmente solucionada com uma rápida lavagem com água corrente (caso deseje um queijo com casca uniforme, com tom amarelo/dourado típico do Canastra).

Como um bom vinho, deixe seu queijo “respirar” desembalado por um período antes de consumi-lo.

  • E esses fungos/mofo na casca, o que são?

A manifestação de fungos na casca do legítimo Queijo Minas Artesanal Canastra (de origem segura, confiável e comprovada) é natural e não representa nenhum risco a saúde ou contaminação. Nestes casos a utilização dos fungos é controlada e os tipos de fungos usados são conhecidos como “do bem”. Dependendo do processo e do tempo de maturação utilizado pelo produtor pode haver variação na flora apresentada na casca do queijo. Vale também ressaltar que a casca é considerada “a embalagem natural dos queijos” e que a mesma cumpre – na opinião de muitos especialistas – a função de proteção do queijo. Fica a critério (gosto e paladar do consumidor) comer o queijo com ou sem a casca.

  • Como devo conservar meu queijo?

O consumidor que levar um Queijo Canastra para casa deve mantê-lo sempre em local seco, fresco e arejado, longe do sol e do calor, sem exposição a forte ventilação direta e protegido contra insetos e demais fontes de contaminação. Dentro do possível é desejável tentar a reprodução deste ambiente – que é o mais próximo do ambiente de maturação original – e que vai reduzir o ressecamento do queijo, evitar trincas na casca, além de contaminação e outras características indesejáveis. Uma ótima alternativa é a aquisição de um pequeno maturador, facilmente encontrado para comercialização junto com o Queijo Canastra.

  • Por que devo evitar manter meu queijo embalado? Posso conserva-lo na geladeira?

O Queijo Canastra tende a perder suas características originais (e corre grande risco de “estragar”) se ficar abafado (sem “respirar”) por longos períodos.

Caso opte por conservar seu queijo na geladeira mantenha a embalagem original ou envolva-o em papel filme ou em outro material disponível que reduza o contato do queijo com o ambiente da geladeira para evitar ressecamento. Neste caso a maturação será interrompida.

Procure manter a temperatura de sua geladeira (ou ambiente refrigerado) entre 5 e 15 graus Celsius.

  • Consigo dar sequencia a maturação do Queijo Canastra em minha casa?

É possível dar prosseguimento ao processo de maturação. Para que a mesma prossiga, o Queijo Canastra deve descansar sobre uma superfície lisa, limpa, preferencialmente de madeira (que não transfira cores, cheiros e sabores intensos e indesejados) e ser virado uma vez por dia para que mature por igual. Caso prefira manter a casca do queijo com característica amarelada para dourada e livre de manifestações de fungos indica-se lavar o queijo com água corrente com frequência moderada (a cada três dias aproximadamente) e após a secagem retornar ao local de conservação.

  • Vou servir meu Queijo Canastra, mas não vou consumi-lo todo de uma vez. Qual a maneira indicada de corte?

Ao cortar seu queijo para servir procure cortes que evitem expor grande área do mesmo ao contato com o ambiente, como por exemplo cortar o queijo ao meio (a não ser que seja desejável um queijo de característica dura a curtíssimo prazo), visto que este tipo de queijo matura de fora para dentro e quanto maior e mais invasivo o corte maior será o contato com o ambiente externo, a formação de casca e o ressecamento e endurecimento do mesmo. Dê preferencia a manter a parte cortada para baixo (em contato com a madeira), procedimento este que irá auxiliar no retardo do processo de perda de umidade e maciez de seu queijo.

  • Sempre consumi Queijo Canastra, porém ele era branco, muito suave e muito mais barato. Por que o Queijo Canastra Don´Antonia é diferente?

Devido à pressão econômica e a burocracia para acesso legal ao mercado, muitos produtores trabalharam por décadas de maneira desaconselhável, irregular e longe das boas práticas de qualidade. Muitos produtores acabaram abandonando a tradição e a arte de produzir e maturar seus queijos de maneira correta. A falsificação e o uso indevido da denominação de origem Canastra também é uma infeliz realidade.

É muito seguro afirmar que a maioria das pessoas nunca teve a oportunidade de consumir um Legítimo Queijo Canastra. Uma expressão da cultura, da tradição, do conhecimento e da riqueza do povo mineiro. Uma obra prima produzida a partir do leite-cru artesanalmente e maturada lentamente pelo produtor aguardando sua máxima expressão de personalidade e uma explosão de sabores.

Assim é um legítimo queijo Don´Antonia.

FAVORITO
RESERVA
RESERVA REAL