Os Queijos 2023-08-10T10:51:31-03:00

QUEIJO ARTESANAL FAZENDA DON'ANTÔNIA

É muito seguro afirmar que a maioria das pessoas nunca teve a oportunidade de consumir um Legítimo Queijo Canastra. Uma expressão da cultura, da tradição, do conhecimento e da riqueza do povo mineiro. Uma obra prima produzida a partir do leite-cru artesanalmente e maturada lentamente pelo produtor aguardando sua máxima expressão de personalidade e uma explosão de sabores.

Assim é um legítimo queijo Don´Antonia.

O MELHOR DO QUEIJO

Queijo Minas Artesanal Canastra é versátil – muito provavelmente o mais versátil dos queijos! Ator principal, destaca-se na gastronomia agregando sabores exclusivos, nas harmonizações com especiarias, cervejas e vinhos, no café, com pão, com doces, como aperitivo, derretido e como sua criatividade assim o permitir. Na Fazenda Don’Antonia pretendemos honrar o Queijo Canastra tornando-o disponível e acessível para o consumidor, na melhor forma de apresentação e em condições ideias para consumo. Mais do que tentar todos os dias produzir “O Queijo Perfeito” nos preocupamos com os impactos ambientais de nossa atividade e em dar suporte a nossos parceiros e consumidores. Permita-se. Você nunca comeu queijo igual

O MELHOR DO QUEIJO

Queijo Minas Artesanal Canastra é versátil – muito provavelmente o mais versátil dos queijos! Ator principal, destaca-se na gastronomia agregando sabores exclusivos, nas harmonizações com especiarias, cervejas e vinhos, no café, com pão, com doces, como aperitivo, derretido e como sua criatividade assim o permitir. Na Fazenda Don’Antonia pretendemos honrar o Queijo Canastra tornando-o disponível e acessível para o consumidor, na melhor forma de apresentação e em condições ideias para consumo. Mais do que tentar todos os dias produzir “O Queijo Perfeito” nos preocupamos com os impactos ambientais de nossa atividade e em dar suporte a nossos parceiros e consumidores. Permita-se. Você nunca comeu queijo igual

CANASTRA FAVORITO

CANASTRA RESERVA

CANASTRA RESERVA REAL

A CONSERVAÇÃO

Quando se fala de queijo, é comum o consumidor ter dúvidas quanto a conservação do produto. Algumas perguntas são muito comuns como por exemplo: “É normal o sabor do queijo se alterar depois de alguns dias? Guardo o queijo na geladeira? Apareceu um mofo na casca do queijo, ele estragou?” Estas são situações de dúvidas muito comuns. Para ajudar, preparamos um guia rápido para ajudar a informar e também na conservação do seu queijo.

CONFIRA ALGUMAS DE NOSSAS RECEITAS

PATÊ DE QUEIJO CANASTRA COM NOZES

INGREDIENTES 400g queijo canastra ralado 1 caixinha de creme de leite gelado sem o soro 4 colheres de manteiga em temperatura ambiente 1 colher de mostarda 100g noz picadas sal a gosto pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO
No processador de alimentos ou liquidificador, bata o queijo ralado, o creme de leite, a manteiga, a mostarda, sal e pimenta até formar um creme homogêneo. Misture as nozes picadas ou, se preferir, use castanha-do-pará. Sirva com torradas, pães e outras entradas.

RISOTO DE QUEIJO CANASTRA

INGREDIENTES 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo 1/4 de xícara (chá) de azeite 1/2 xícara (chá) de cebola ralada 2 dentes de alho 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco 1 litro de caldo de carne quente. 2 xícaras (chá) de queijo canastra ralado grosso Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO
Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o arroz e refogue até começar a grudar na panela. Tempere com o sal, adicione o vinho e, sem parar de mexer, acrescente o caldo de carne em conchas. Mexa até praticamente todo o líquido ser absorvido, para adicionar mais caldo. O arroz deve ficar macio, porém firme, e com aspecto de empapado. Junte o queijo canastra e mexa até eles derreterem. Polvilhe com a pimenta e sirva.

FILÉ AO MOLHO CANASTRA NO PÃO

INGREDIENTES 4 pães italianos médios azeite a gosto 2 dentes de alho amassados 1 kg de filé em cubos sal a gosto 1 colher (sopa) de manteiga 1⁄2 cebola ralada 100g de bacon em cubos pequenos 800 ml de creme de leite fresco 500g de queijo Canastra ralado no ralo grosso

Em uma panela aquecida coloque a manteiga e deixe derreter. Coloque a cebola ralada para dourar e em seguida adicione o bacon em cubos. Após dourar acrescente o creme de leite fresco, abaixe o fogo e quando estiver quente e acrescente aos poucos o queijo canastra ralado, sempre mexendo. Quando o queijo estiver bem derretido e o molho estiver encorpado desligue o fogo e reserve.
Coloque a carne no interior do pão, preenchendo todos os espaços. Regue o molho de queijo de forma “generosa”. Tampe com a parte de cima do pão e leve ao forno pré aquecido a 200 graus por 10 minutos. Retire e sirva quente.

Dúvidas e respostas

Comprei um Canastra e levei para minha casa. E agora o que faço primeiro?

Ao chegar em casa a primeira providência é retirar o seu Queijo Canastra da embalagem. O queijo precisa respirar, é um processo natural dele, por isso não se aconselha abafá-lo por longos períodos.

O Queijo Canastra adapta-se melhor desembalado, por se tratar de um alimento vivo, feito de leite cru, a embalagem pode alterar seu desenvolvimento natural caso mantida por muito tempo. Desta maneira caso deseje mantê-lo na embalagem original conserve-o sempre em ambiente refrigerado, preferencialmente entre 5 e 15 Graus Celsius.

Por estar embalado (e “abafado”) é aceitável que seu queijo apresente aroma e sabor mais intensos no primeiro contato (logo após abertura da embalagem), além da manifestação de fungos/mofo. Esta característica tende a reduzir com curto período de repouso e pode ser facilmente solucionada com uma rápida lavagem com água corrente (caso deseje um queijo com casca uniforme, com tom amarelo/dourado típico do Canastra).

Como um bom vinho, deixe seu queijo “respirar” desembalado por um período antes de consumi-lo.

A manifestação de fungos na casca do legítimo Queijo Minas Artesanal Canastra (de origem segura, confiável e comprovada) é natural e não representa nenhum risco a saúde ou contaminação. Nestes casos a utilização dos fungos é controlada e os tipos de fungos usados são conhecidos como “do bem”. Dependendo do processo e do tempo de maturação utilizado pelo produtor pode haver variação na flora apresentada na casca do queijo. Vale também ressaltar que a casca é considerada “a embalagem natural dos queijos” e que a mesma cumpre – na opinião de muitos especialistas – a função de proteção do queijo. Fica a critério (gosto e paladar do consumidor) comer o queijo com ou sem a casca.

O Queijo Canastra tende a perder suas características originais (e corre grande risco de “estragar”) se ficar abafado (sem “respirar”) por longos períodos.

Caso opte por conservar seu queijo na geladeira mantenha a embalagem original ou envolva-o em papel filme ou em outro material disponível que reduza o contato do queijo com o ambiente da geladeira para evitar ressecamento. Neste caso a maturação será interrompida.

Procure manter a temperatura de sua geladeira (ou ambiente refrigerado) entre 5 e 15 graus Celsius.

É possível dar prosseguimento ao processo de maturação. Para que a mesma prossiga, o Queijo Canastra deve descansar sobre uma superfície lisa, limpa, preferencialmente de madeira (que não transfira cores, cheiros e sabores intensos e indesejados) e ser virado uma vez por dia para que mature por igual. Caso prefira manter a casca do queijo com característica amarelada para dourada e livre de manifestações de fungos indica-se lavar o queijo com água corrente com frequência moderada (a cada três dias aproximadamente) e após a secagem retornar ao local de conservação.

Vou servir meu Queijo Canastra, mas não vou consumi-lo todo de uma vez. Qual a maneira indicada de corte?
Ao cortar seu queijo para servir procure cortes que evitem expor grande área do mesmo ao contato com o ambiente, como por exemplo cortar o queijo ao meio (a não ser que seja desejável um queijo de característica dura a curtíssimo prazo), visto que este tipo de queijo matura de fora para dentro e quanto maior e mais invasivo o corte maior será o contato com o ambiente externo, a formação de casca e o ressecamento e endurecimento do mesmo. Dê preferencia a manter a parte cortada para baixo (em contato com a madeira), procedimento este que irá auxiliar no retardo do processo de perda de umidade e maciez de seu queijo.

Devido à pressão econômica e a burocracia para acesso legal ao mercado, muitos produtores trabalharam por décadas de maneira desaconselhável, irregular e longe das boas práticas de qualidade. Muitos produtores acabaram abandonando a tradição e a arte de produzir e maturar seus queijos de maneira correta. A falsificação e o uso indevido da denominação de origem Canastra também é uma infeliz realidade.

×