A Fazenda 2017-07-28T13:41:44-03:00

FAZENDA DON’ANTÔNIA

Conhecida como “Terra do Queijo”, São Roque de Minas é a cidade da Região da Canastra® que abriga a maior parte dos produtores de Queijo Minas Artesanal da Canastra e grande parte territorial do Parque Nacional da Serra da Canastra que preserva as nascentes do Rio São Francisco e vários outros monumentos naturais em praticamente 200 mil hectares de extensão territorial. Propriedade da família Matos desde 1999, a Fazenda Don’Antonia está localizada na cidade de São Roque de Minas, encravada na Serra da Canastra, com divisas com o Parque Nacional e mais de 28 hectares de mata nativa em reservas preservadas de beleza indescritível. Esta localização proporciona condições privilegiadas para produção e maturação de Queijo Minas Artesanal da Canastra na Fazenda Don’Antonia com qualidade, sabor e características ímpares. Na Fazenda Don’Antonia trabalhamos diariamente para manter viva uma das maiores e mais ricas provas históricas da expressão cultural do Brasil e das Minas Gerais. Prepare-se para uma “viagem” de cultura e sabores!

PRODUÇÃO

A PRODUÇÃO

Na Fazenda Don’Antônia produzimos leite de alto padrão, 100% “a pasto”, com rebanho próprio, predominantemente Caracu e Girolando, característico e tradicionalmente utilizado na Região da Canastra® há séculos. Estes fatores são fundamentais para garantia do sabor, da textura e principalmente para aferir características únicas ao legítimo Queijo Minas Artesanal produzido na Região da Canastra®. Desde 2004 a Fazenda Don’Antonia produz Queijo Canastra da mesma maneira como ele é feito há mais de 200 anos na região. Para cada queijo produzido são utilizados aproximadamente 10 litros de leite cru, acompanhados de pingo, coalho e sal. A cada dia são produzidas entre 15 e 20 peças, quantidade esta que nos permite cuidar de forma artesanal da produção e principalmente garantir altíssimo padrão de qualidade. A maturação (ou cura) de nossos queijos é realizada em bancadas de madeira pinus. Nestas bancadas os queijos repousam sem pressa (por no mínimo 22 dias) e passam por um processo onde adquirem personalidade e intensificam seus sabores e características. Ao final deste processo revelam-se obras primas produzidas artesanalmente a partir do leite-cru.

TRADIÇÃO

TRADIÇÃO

A produção e a maturação de queijos é uma expressão da cultura, da tradição, do conhecimento e da riqueza do povo da Região da Canastra®, reconhecida como produtora do melhor Queijo Artesanal do Brasil. Na Fazenda Don’Antonia propomos consolidar o estilo de vida interiorano e a atividade rural como escolha e proposta de vida. Acreditamos na aproximação e na integração com a natureza, na vida em família, na simplicidade, na humildade e na felicidade. Nossa produção é baseada na tradição de mais de 200 anos e no legítimo e histórico “Jeito de Fazer” que transformou o Queijo Minas Artesanal Canastra em Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro – registrado pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

CONHEÇA A SERRA DO QUEIJO